terça-feira, 15 de julho de 2014

Somos uma família unida e crente em Deus...

Criámos este blog, porque queremos mostrar a nossa vivência familiar, a nossa espiritualidade. Não pretendemos ser exemplo para ninguém, simplesmente queremos mostrar ao mundo como é viver adorando e louvando o nosso Deus. Há uns tempos atrás conhecemos a Família Power através de um blog, muito bom que costumamos seguir com regularidade, decidimos ir a um retiro familiar organizado por eles e daí logo adoptámos este modo de viver a Igreja em família que é as Famílias de Caná.



Esta Família tem sido fonte de inspiração para nós como família católica, aprendemos que é possível fazer retiros em família, em que todos beneficiam das graças de Deus, incluindo os mais pequenos que adoram ir à "escolinha de Jesus". Jesus fala-lhes no coração e diz coisas maravilhosas. Cada oração proferida da boca das minhas filhas, tem sabedoria divina. 
"Rezar é uma seca", "ir à missa é uma chatice e perda de tempo"assim ouvimos dizer muitas crianças e adolescentes das nossas convivências. Mas assim é, porque não estão habituados a experimentar as maravilhas do Senhor nas suas vidas. Quando crescemos a ouvir cânticos e a louvar o nosso Deus, rezar, torna-se uma alegria, torna-se um hábito indispensável.

Ouço por vezes a minha Leonor de dois anos a Cantar " Eu louvarei o meu Senhor" e penso "será que ela canta assim na escola? Que  dirão os seus amigos e educadoras?" Ela sabe que está a louva- Lo e mesmo que lhe digam que não está na moda, para ela está, porque é assim que fazemos em casa. E nós adultos, cantamos assim na rua sem vergonha do que os outros vão pensar? E a não fazê-lo, não estamos a negar a nossa fé?

Há uns meses atrás, depois de um parto difícil, em sofrimento no hospital causada por uma infecção pós-parto, confiava a minha vida ao Senhor, quando a Madalena, de quatro anos, se aproximou de mim e disse:

- Mãe, está descansada que Jesus está contigo!
- Ai sim, Filha?
- Sim, Ele está ao teu lado!

Assim dizia ela, com toda a inocência e bastante doçura no olhar. Aquelas palavras deram-me força, pois estava a passar um momento difícil. Deus através da minha filha chegou até mim e deu-me toda a coragem e amor que necessitava na altura. Deus serve-se de várias maneiras para chegar até nós, por vezes, está mesmo ao nosso lado, mas nós não O vemos bem! Nesta altura, ainda não conhecíamos a Família Power, ainda não tínhamos hábitos de oração familiar constante. Naquele dia, a Madalena foi guiada por Deus, e sem saber bem o que estava a dizer, reconfortou-me com a Sua mensagem.


É assim que queremos viver, unidos e crentes no Senhor nosso Deus e estamos aqui para o testemunhar, sendo uma família de Caná. 

"Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão e às orações. Perante os inumeráveis prodígios e milagres realizados pelos Apóstolos, o temor dominava todos os espíritos. Todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum.(...) Como se tivessem uma só alma, frequentavam diariamente o templo, partiam o pão em suas casas e tomavam o alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e tinham a simpatia de todo o povo." Act Apóstolos 2, 42-47

Quando nosso caminho começou..

Tudo começou nos finais de Maio de 2004, éramos dois estudantes Cláudia e o Cristóvão , passávamos os nossos dias numa residência universitária. Estávamos ali para estudar, mas também para conviver e conhecer amigos. Ele era do 2º piso, quarto 208 e eu do 4º piso quarto 403, conhecemo-nos numa brincadeira de praxe e começámos a conviver, a ter amigos em comum, a fazer programas juntos, mas o que realmente me marcou nesta convivência foi a proximidade com Deus. Foi Deus que me guiou até ele e o guiou até mim, tudo aconteceu com muita naturalidade e o amor foi sempre muito visivel. Enganem-se aqueles que estão a pensar que estou a falar do nosso amor, não! Estou a falar do amor de Deus por nós.


Aos fins de semana, regressávamos a casa, e foi num desses fins de semana que me dei conta que sentia a falta da companhia dele, sentia falta de conversar, de gargalhar, de partilhar ideias, músicas e até sentia falta da sua presença. Deus encaminhou os nossos caminhos e sem darmos conta estávamos a namorar.

No início não conseguia sequer comer, de alegria de poder estar na sua companhis, ele fazia-me bem. Admirei-o desde o começo, é uma pessoa "gentil, afável, meigo, tímido, generoso e muito atencioso" dizia eu às minhas amigas, Com o tempo, vou descobrindo defeitos mas também outras qualidades ainda maiores como a de pai maravilhoso por exemplo. O nosso namoro não foi muito diferente do normal, mas aprendi muito com ele, aprendi a ser mais calma, a ser mais ponderada, a não ser tão impulsiva e principalmente aprendi a amar em Deus numa relação. A nossa relação é alimentada pelo amor que nos une e pela união que Deus sempre nos deu desde o inicio em que o Cristóvão me olhou com amor. 
Casámos, em 2009, cinco anos depois, houve quem dissesse que era cedo, outros que já era tarde. Eu estava a terminar Licenciatura e ele ainda ia continuar Doutoramento. Tudo indicava que ia ser impossível, mas nós somos testemunho que a Deus nada é impossível. Nós sentimos que era a altura certa. Hoje temos três lindas filhas, fruto desta união nossa com Deus porque Ele está sempre no nosso caminho. 

"O amor é paciente,
o amor é prestável,
não é invejoso,
não é arrogante nem orgulhoso,
nada faz de inconveniente, 
não procura o seu próprio interesse, 
não se irrita nem guarda ressentimento. 
Não se alegra com a injustiça, 
mas rejubila com a verdade. 
Tudo desculpa, tudo crê, 
tudo espera, tudo suporta." 1ª Cor 13,4

O nosso caminho começou aqui, Somos uma familia que segue os caminhos que Deus nos dá para seguir, a nossa caminhada tem passado por muitos altos e baixos, mas sentimos, como família que é importante não nos afastarmos Dele, pois Ele faz parte da nossa família.